Cada andaime deve ter vãos de circulação e garantir o acesso desobstruído aos postos de trabalho.
Isto pode ser alcançado usando pranchas de alçapão ou escadas.
Escadas de alumínio são usadas para tráfego vertical no andaime. Podem ser usadas no vão de circulação dentro do andaime ou para montagem de uma escada separada para entrar num membro estrutural (por exemplo, telhado do edifício). As escadas são compostas por ligas de alumínio. Compostas por dois perfis laterais terminando em patamares, com viga superior e inferior com ganchos para fixação na travessa inicial e estrutura do andaime.
Nove degraus (20 mm de profundidade e 200 mm de altura) possuem um padrão antiderrapante especial.
Os degraus são normalmente feitos para alturas de vão com 2,0 m. o sistema é complementado pelas chamadas escadas iniciais que permitem a circulação até 1 m. Para garantir uma circulação segura, as escadas devem ser complementadas por guarda-corpo externo e interno.
Os guarda corpos internos de alumínio são utilizados para garantir a circulação segura nas escadas no interior do andaime.
São compostos por dois montantes que terminam com grampos para fixação no lanço da escada e dois tubos paralelos sendo o guarda costas superior e o guarda costas inferior. Constituem uma solução para todos os fins que pode ser usada para comprimentos de vão de sistema de 3.072 mm e 2.572 mm e altura de piso de 2,0 m.
Os Guarda corpos externos de alumínio são utilizados para garantir a circulação segura do lado de fora da escada do andaime.
São constituídos por dois tubos paralelos que correspondem à forma das escadas e patamares, achatados nas extremidades onde existem placas soldadas, que se inserem em bolsões com cunha. O carril principal e o carril inferior estão ligados por postes verticais.